terça-feira, 8 de março de 2016

Própolis, benefícios a saúde.

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da coleta de resinas, ceras e gomas das árvores e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica e à espécie de abelha que a produziu. A própolіs é utіlіzаdа pelаs аbelhаs а fіm de crіаr umа seção no аmbіente desfаvorável pаrа o desenvolvіmento de mіcrorgаnіsmos (bаctérіаs, mіcróbіos, fungos e outros ...).
A própolis verde do Brasil, por exemplo está associada a planta Baccharis dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo, onde é nativo. Desde a Antiguidade a própolis já era utilizada como medicamento popular no tratamento de feridas e infecções, seu uso remonta mais de 5.000 anos na história

 A própolis  é conhecida como um poderoso antibiótico natural. 
Hoje a própolis é utilizada com maior frequência na prevenção e tratamento de feridas e infecções da via oral, também como antimicótico e cicatrizante.


A tintura de própolis é excelente no que se refere a melhora da imunidade em casos de gripes e resfriados. Pesquisas recentes apontam que bastam algumas gotas diárias  para prevenção ao mosquito da denque. Em gargarejos alivia e trata dores de garganta.

Em adultos para melhorar a imunidade  indica-se 20 gotas 2x dia em casos de gripes e resfriados. 


Maria Clara Melotto
&
Jeane Godoy