quarta-feira, 16 de outubro de 2013

LEITE DE SEMENTES

O leite de sementes vêm  ganhando destaque na alimentação vegetariana e dietas de quem quer se alimentar de forma saudável e nutritiva.
O nutricionista George Guimarães, de São Paulo, é tão fã dessas bebidas que chegou a implantar uma máquina, de tecnologia alemã, para extrair os leites dos grãos no restaurante que dirige. Ele afirma que as bebidas só têm vantagens em relação ao leite comum: "Elas possuem fibras que não são encontradas no leite de vaca e não contêm colesterol", diz.
Ele explica que as gorduras do leite de vaca são prejudiciais à saúde, pois aumentam a pressão sanguínea e a incidência de doenças cardíacas e câncer.
Mas os argumentos a favor dos leites dos grãos não param por aí. Um dos mais fortes está no fato de que as bebidas vegetais não contêm lactose, um ingrediente do leite de vaca que, além de causar alergias, tem sido identificado por especialistas como causa freqüente de problemas cardíacos e gastrointestinais. Composta de dois tipos de açúcar, glucose e galactose, essa substância tem suas moléculas químicas "quebradas" no intestino. Durante esse processo, os açúcares começam a fermentar, transformando-se em gases e toxinas que causam mal-estar.
Soraia Converso, especialista em nutrição, explica: "Há organismos que não toleram a lactose. Uma pesquisa feita recentemente nos Estados Unidos mostrou que mulheres com intolerância natural à substância revelam sinais freqüentes de irritabilidade e depressão". Segundo Soraia, esses sintomas ocorrem pois o bom funcionamento do intestino fica prejudicado pela ingestão do leite de vaca. "A medicina já reconhece que a funcionalidade dos intestinos está ligada não só à saúde física, mas também à saúde mental", conta.
Quanto às manifestações alérgicas que têm se tornado comuns entre os consumidores assíduos do leite animal, Soraia complementa: "Reações alérgicas são respostas do sistema imunológico que, muitas vezes, não vê outra saída para liberar as toxinas pelo organismo a não ser através da pele".

Abaixo algumas receitinhas....

Leite de amêndoas
Fornece cálcio, proteínas, zinco e vitamina E. É alcalino, equilibra o sangue, tem alto valor protéico, e é facilmente assimilado pelo organismo, preservando o sistema imunológico de doenças.

como fazer
Corte as sementes em pedaços pequenos para facilitar na hora de bater no liquidificador. Deixe-as de molho por 24 horas e bata com água. A proporção é de 10 colheres (sopa) de sementes picadas para 4 copos de água. Após bater, coe o leite em uma peneira fina de duas a três vezes.

como usar
Pode ser tomado puro ou batido com frutas como abacaxi, morangos ou mamão e hortelã picadinha. Uma boa opção é deixar uvas-passas de molho junto com as sementes e bater tudo junto. O sabor doce das passas vai dar um toque especial ao sabor das amêndoas. 

Leite de aveia
propriedades 
Abundante em fibras, a aveia tem um alto valor nutritivo. Contém carboidratos e proteínas. Facilita o trânsito intestinal, diminui o colesterol e a incidência de doenças do coração.

como fazer
A aveia não precisa ficar de molho. Para obter um copo de leite, bata no liquidificador quatro colheres (sopa) de aveia com um copo de água mineral ou filtrada. Coe e está pronto!

como usar
Bata com abacate (1/4 de abacate para um copo de leite); ou com duas fatias de mamão e maçã; ou ainda com uma goiaba e um maracujá, adoçando com mel. Esse leite pode ser tomado a qualquer hora do dia. Mas, se tomado à noite, relaxa e ajuda a ter um sono de melhor qualidade.

Leite de castanha-do-pará
propriedades
Contém vitaminas E, B1 e selênio que exerce papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia. Pela sua composição, possui ação duplamente antioxidante, protegendo o organismo contra poluição e envelhecimento precoce.
como fazer
Deixe um copo cheio de castanhas de molho por doze horas, trocando a água de duas a três vezes. Em seguida, lave-as, pique e bata na proporção de quatro copos de água para um de castanhas. Coe duas a três vezes para que o leite fique bem grosso e sem resíduos.
como usarConsuma puro, com mel ou batido com mamão e ameixas pretas.

PARA SABER MAIS:


Uma linda semana á todos,
Maria Clara Melotto 
&
Jeane Godoy