quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CHÁS E O BEM ESTAR

     Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água? Encontramos facilmente dezenas de opções de aromas e sabores para nos aquecer nas estações mais frias do ano.
     O hábito de consumir chás começou na China há mais de cinco mil anos e a variedade de sabores e aromas fez com que ao longo do tempo ele fosse eleito uma das bebidas mais cobiçadas do mundo.
     A maioria deles acredita-se que tenham propriedades terapêuticas. A Maçã com Canela, por exemplo, que baixa a pressão sanguínea, Limão com Mel, é bom para dores de garganta e é bom para as cordas vocais.
    Antigamente nossos avós, ao menor sinal de debilidade física, corriam na horta e de lá voltavam com um macinho de ervas. Sem perder tempo preparavam a bebida que era ingerida por eles e por quem da família necessitasse. Com o passar do tempo, a distancia da roça com a cidade foi encurtando e médicos e pessoas estreitaram as relações. Os chás foram ficando  esquecidos por um bom tempo mas agora reaparecem com mais força. O que era coisa de avô e avó hoje passa a fazer parte de muitos jovens que optam pelo cuidar natural. Logicamente que o médico deve fazer parte do nosso dia a dia, mas uma boa xícara de chá é sempre bem vinda. Conhecemos os saquinhos de chá, que geralmente são simplesmente submersos em água quente, por serem secos e triturados.
     Os chás feitos com raízes, galhos e folhas, o ideal é ferver a água, desligar o fogo, colocar a erva, descansar por um tempo (varia de 2 a 10 minutos), coar e beber. Sempre sem açúcar e aos pequenos goles, sentindo o sabor e apreciando o aroma.
     Precisamos ter alguns simples cuidados para não exagerar no preparo e nem utilizar plantas  desconhecidas. Portanto vamos dar algumas dicas de chás saborosos e que ajudam a acalmar a ansiedade e o estresse do homem moderno
CHÁ DE CAMOMILA
O uso medicinal da camomila, de nome científico Matricaria recutita, deve-se principalmente às propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso.Essas propriedades proporcionam tranquilidade e alívio do estresse. Porém, foram comprovados que o uso do chá de camomila também traz resultados satisfatórios no tratamento de distúrbios digestivos e em tratamentos de beleza.
CHÁ DE MELISSA
A  Melissa oficinalis, é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes, diuréticas e expectorante, utilizada no tratamento e prevenção de inúmeras doenças entre elas ajuda a aliviar dores de cabeça.
CHÁ DE ERVA DÔCE
A erva-doce, de nome científico Pimpinella anisum L, também conhecida por Anis, é uma planta que possui diversas propriedades medicinais, sendo útil no combate a doenças como dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro, coriza e também como calmante.
Então que tal uma deliciosa xícara de chá?
                                                                                                                              Fonte: Maria Clara Melotto e Site Tua Saúde

Tanto como a camomila, a melissa e o anis são utilizados em nosso consultório como complemento das terapias que utilizamos. 
Um grande abraço e uma semana especial para todos.

Maria Clara Melotto  
&
Jeane Godoy