quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chá de Gengibre


CHÁ DE GENGIBRE PARA AQUECER

 

 


História do Gengibre

O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.

 

O Uso do Gengibre na Medicina

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno E zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.



 

Benefícios do Gengibre

Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e antibactericida. É utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, enxaqueca, congestão do peito, cóloca, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.

O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório. Possui uma ação que ativa a digestão e trata problemas digestivos. Estimula a digestão, alivia a constipação. É um bom revigorante cardíaco. É um poderoso anticoagulante, evitando problemas circulatórios e dores articulares;

Um outro estudo também mostra que o gengibre pode acelerar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.
Por ser um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura de nosso corpo, portanto, obriga nosso organismo a gastar mais energia. Isso faz com que o metabolismo seja acelerado e aconteça a queima de gordura. Mas, é claro que deve ser evitado o consumo excessivo da raiz, pois o gengibre pode machucar o intestino.
 
 

Chá de gengibre preparado com alguns pedaços do rizoma fresco costuma ser bastante eficiente no tratamento contra gripes, resfriados, tosses e acreditem até ressaca.

Fonte: Blog suriemu


Que tal então um chazinho bem gostoso de gengibre para se aquecer no inverno?

 
Ingredientes:

Rizomas de gengibre cortado em rodelas

1 maçã cortada em rodelas finas

Canela em pau

Cravo á gosto

Açúcar

 

Como fazer:

Queime o açúcar, adicione a canela o gengibre, o cravo e a maça e complete com água. Deixe ferver bastante. Pronto...é só servir.

 

Paz e Luz!
M Clara Melotto – (19) 9751-6760  e  Jeane Godoy – (19) 9769-6175


“A Pressão Das  Mãos Faz Correr As Fontes Da Vida”
Psicoterapeuta
Trance e Integral Therapist
Meditação Orientada e Estudos da Consciência
Espaço Tempo de Cura