terça-feira, 18 de junho de 2013


 

EFEITOS TERAPÊUTICOS  DA MASSAGEM

“A Pressão Das  Mãos Faz Correr As Fontes Da Vida".
A palavra “massagem” é derivada do grego “massein ” que quer dizer aproximadamente“amassar”, e que está relacionada ao latim “manus ”, mão.

Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo assim a fadiga.
Observe os inúmeros efeitos da Massagem Terapeutica.

EFEITOS NA DOR:
A dor é um mecanismo protetor essencial à sobrevivência. A sensação dolorosa é transmitida do seus receptores pela  medula até ao tálamo, no cérebro. Depois vai para o córtex sensorial que localiza o problema.
Os receptores da dor são as terminações livres (pele, periósteo, paredes arteriais,...). A maior parte das fibras dolorosas pode ser excitada por tipos múltiplos de estímulos (frios, alongamento excessivo, calor,...). A fricção da pele estimula mecanorreceptores cutâneos que, ao receber estes sinais aferentes são capazes de bloquear a transmissão dos sinais nociceptivos (dolorosos). Este efeito é facilmente demonstrável, e a maioria das pessoas já o experimentou. Melzak e Wall (1965) desenvolveram a Teoria do Portal da Dor – haveria um mecanismo ou “portal” que limitaria o número de impulsos transmitidos pelal medula ao cérebro, em determinado momento. Os nervos transportadores da sensação de luz, toque e pressão enviam impulsos mais depressa do que os que tratam da informação dos receptores da dor. A teoria explica porque a massagem alivia a dor. Se esfregar o cotovelo, depois de ter batido com ele na porta ajuda a abrandar a dor, porque a sensação da fricção chega primeiro ao portal da medula. O portal fecha-se ao impulso da dor porque outro impulso, o da fricção, já está sendo recebido. Assim, a massagem como estímulo alternativo fecharia o portal a impulsos dolorosos. Além de distrair da dor, a massagem produz relaxamento, diminui a excitação e dá bem-estar.
 
 

EFEITOS PSICOLÓGICOS:
Relaxamento físico
Alívio da ansiedade e do stress
Estimulação da actividade física
Alívio da dor
Estímulo Sexual
Sensação geral de bem-estar
Aumento da auto-estima
Optimização da vitalidade
Ação harmonizante e reguladora

Muitos dos efeitos fisiológicos da massagem descritos anteriormente têm um componente  
Psicológico significativo. A atenção concentrada do Terapeuta para com o Paciente, combinada com a sensação física agradável, frequentemente estabelece uma relação de confiança, e o Paciente sente-se à vontade  para revelar os seus problemas, preocupações, e fatos  sobre sua saúde que ele pensava serem mínimos para contar ao médico.
Observem mais detalhadamente esses efeitos Psicológicos:

Relaxamento Físico
O conceito de relaxamento não é principalmente físico. É, na verdade, tanto fisiológico quanto psicológico. Para que os músculos relaxem é necessário um esforço consciente do paciente para "se soltar". Técnicas de massagem apropriadas podem contribuir para este processo. A massagem faz “respirar” corpo e mente – dá-lhes tempo para se relaxarem e descontraírem. Quem não se preocupa dorme melhor e  consegue viver a vida com mais equilíbrio, o que ajuda a enfrentar os problemas.

Alívio da Ansiedade e do Stress
Quando o indivíduo  reage a uma situação aflitiva, os músculos ficam tensos, a respiração acelera-se e os batimentos cardíacos aumentam. Sem atividade intensa para eliminar o stress, o organismo sofre, surgindo irritabilidade, fadiga, insonias, depressão, dores nas costas, cefaleias, ansiedade, indigestão e tensão alta. À medida que a massagem promove relaxamento, também ajuda a reduzir a ansiedade e tensão, porque permite um desligamento psicológico dos problemas diários. Para diminuir a ansiedade, a massagem é melhor que a maior parte das atividades físicas. Em1988 investigadores na North Texas State University, EUA, compararam os efeitos relaxantes de vários desportos com 30 minutos de massagem.

Estimulação da Atividade Física
Certas técnicas de massagem são bastante estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento.

Alívio da Dor
A percepção da dor é em grande  parte um conceito psicológico. Tem importantes substratos fisiológicos, mas há necessidade da mente consciente para que haja percepção da dor.

Estímulo Sexual
É tanto um processo psicológico, como físico: a estimulação sexual ocorre na mente. Certamente, a estimulação periférica ajuda, mas todo o processo não é apenas uma simples ação reflexa.

Sensação Geral de Bem-estar
 indícios cada vez maiores de  que a saúde  física e mental são inseparáveis e de que a massagem acalma o espírito, ao relaxar o corpo. Alivia o esforço de uma atenção constante  induzindo uma sensação de bem-estar no paciente. Um estudo de Weinberg & Kolodny (1988) investigou a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição. Os pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se consistentemente ao aumento de humor positivo transitório e ao bem-estar psicológico.

Aumento da Auto-Estima
A massagem ajuda também a combater a depressão.  Muita gente concordará com este testemunho: “ A massagem fortaleceu-me a confiança e deu-me o apoio que precisava. É formidável ser tocada, acarinhada e sentir-me valorizada. Levou-me a interessar-me outra vez por mim mesma.”

Fé Generalizada na Deposição das Mãos
A ideia de que a Cura pode ser facilitada pelo toque no paciente é, certamente, muito antiga e comum a muitas culturas antigas. Se o ato de tocar uma pessoa faz com que esta pessoa acredite que irá ocorrer a cura, então não é demasiadamente difícil imaginar que a cura poderá,de fato, ocorrer.

Otimização da Vitalidade
Os pacientes afirmam que depois de uma massagem se sentem mais otimistas, tranquilos e revitalizados. Só o prazer da massagem pode ser por si só um fator de proteção, ajudando-nos a  “vacinar” contra as doenças.  Sgundo o Dr. Warburton, Diretor de Psicofarmacologia na Reading University, Inglaterra “acontecimentos agradáveis têm um efeito protetor que dura dias”. Nos EUA, investigadores avaliando a função imunitária, concluiram que pessoas com boa disposição são mais saudáveis do que as outras.
 
 

EFEITOS MECÂNICOS:
linfa;
sangue venoso;
secreções pulmonares;
edema;
conteúdo intestinal;

EFEITOS FISIOLÓGICOS:
Aumento da circulação sanguínea e linfática;
Resolução do edema e hematoma crônicos;
Aumento do fluxo de nutrientes;
Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
Facilitação da atividade muscular;
Estimulação do processo de cicatrização;
Aumento dos movimentos das articulações;
Sono retemperador;
Estimulação das funções autônomas;
Alívio da dor;
Estimulação das funções viscerais;
Remoção das secreções pulmonares;
Aumento da temperatura periférica da pele
Mobilização da pele e dos tecidos subcutâneos
Aumento da flexibilidade do tecido conjuntivo;
Estímulo sexual;
Promoção do relaxamento local e geral.

Fonte:  Instituto de Naturologia - Maria Sofia Fonseca Santos
 

Amorosamente
Jeane Godoy – (19) 9769-6175 e M Clara Melotto – (19) 9751-6760

Espaço Tempo de Cura